quinta-feira, 12 de julho de 2012

Comissão do Consumidor registra 13 mil atendimentos no semestre.

Comissão de Defesa do Consumidor registra 13 mil atendimentos no semestre.



     A nutricionista Maria Arlete Sadia, 56 anos, estava com um problema há mais de três meses com a compra de um produto danificado. Ela buscou atendimento no Ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na últimaa terça-feira (10/07), e saiu satisfeita: “Adorei, porque achei que iria enfrentar filas mas entrei aqui e fui muito bem atendida. O advogado foi no cerne da questão. Eu fiquei muito feliz em poder resolver essa questão de uma forma amigável. Esse ônibus facilita o acesso à justiça e ao direito”, disse Maria Arlete, que trabalha no Conselho Regional de Nutrição, no Centro do Rio e que somou-se às 13.848 pessoas já atendidas pela comissão em 2012 - 5.971 destas, na unidade móvel. “O ônibus é o nosso canal de comunicação com o consumidor mais procurado, mas recebemos as reclamações também pelo Alô Alerj (0800 022 0008), pela nossa página na internet, pessoalmente, na central de atendimento (0800 282 7060), e por carta”, afirma a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT)

     Advogado da comissão, Roland Eskenazi reiterou a função do ônibus como prestador de serviços públicos à comunidade, como fornecimento de informações e esclarecimentos. “Muitas vezes a pessoa não tem tempo para fazer a sua reclamação, às vezes a pessoa vê o ônibus perto e lembra que tem um problema a resolver”, pondera Roland. A avaliação do desempenho da comissão no primeiro semestre de 2012 mostra que cerca de 20% das reclamações foram contra órgãos públicos e 24 % contra empresas que prestam serviços de telefonia, luz e água. Empresas do setor financeiro foram alvos de 16% das reclamações dos consumidores. Além disso, 50% por cento dos atendimentos do primeiro semestre foram solucionados e 49% estão em andamento.


     O segurança do trabalho Fernando Fernandes de Oliveira, 40 anos, disse que já havia utilizado o serviço do ônibus no ano passado. Desta vez, ele queria verificar um débito indevido em um boleto bancário. “Achei excelente, fui muito bem atendido e assessorado. Consegui resolver meu problema”, declarou Fernando. Este ano, o ônibus já passou por 24 lugares, tanto em bairros da capital quanto municípios como Duque de Caxias e Itaguaí. A unidade móvel ficará até esta sexta-feira (13/07) no Largo da Carioca, ao lado da estação de metrô, no Centro do Rio. O atendimento do ônibus é feito das 9 às 17 horas.

Texto de Camilla Pontes

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