segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cidinha Campos vistoria serviço prestado nas barcas

Fonte:  - O DIA ONLINE


Rio - A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Conumidor e o Procon-RJ realizaram, nesta segunda-feira, operação para verificar o atendimento prestado pela CCR Barcas. aos usuários do serviço. A secretária Cidinha Campos embarcou às 6h na estação Praça XV e encontrou a equipe do Procon na estação Arariboia, em Niterói. Esta é a primeira ação de rua da recém-criada secretaria em conjunto com o Procon.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia


Cidinha Campos avalia que a melhoria na qualidade do serviço só será possível com mais embarcações, já licitadas pelo Estado, mas que o objetivo da operação é ver o que, dentro das condições atuais, é possível fazer para melhorar o atendimento aos passageiros. "Esta vistoria não foi feita para verificar o fluxo, mas sim para ver o que pode e deve ser melhorado antes da chegada das novas barcas (sete com capacidade para 2 mil pessoas e dois catamarãs para 500 pessoas) em janeiro de 2015. As barcas são velhas. As três mais novas são Urca I, II de 2006 e III de 2007)".

Na barca da ida (Urca III), a equipe constatou que dos quatro banheiros (dois para deficientes, um para mulheres e outro para homens), três estavam sujos e com vasos cheio de água até o topo. De acordo com o comandante Vicente Barcala, o problema era no sistema de vácuo.

Segundo o presidente do Procon-RJ, Rodrigo Roca, os adesivos que mostravam como usar os coletes estavam com letras pequenas e em quantidade insuficiente para o tamanho da embarcação. O coletes também foram verificados. o comandante Barcala afirmou que o capitania dos Portos frequentemente vistoria os coletes quanto ao estado de conservação.

Havia 30 botes com capacidade para 50 pessoas cada, totalizando 1.500, 200 a mais que a capacidade das barcas.

Na chegada a Niterói, o sistema da roleta que deveria aceitar o cartão magnético e cobrar R$ 3,10 estava fora do ar e alguns usuários tiveram que pagar R$ 4,50. Este foi o caso de Flávio Fonseca. "Isso é um absurdo, o sistema não podia parar. Eu uso as barcas há muito tempo e sempre há um problema, seja superlotação da estação, roletas com defeito, calor etc".
























Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia


Já Creuza Maria, moradora de Icaraí há 33 anos, disse que o usuário é espremido como gado, com um curral atrás do outro para passar e um calor insuportável. "Todo mundo fica acomodado, não reclama nada. temos que lutar por nossos direitos. estes ventiladores só estão ligados porque a imprensa está aqui."

De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Promoção e Defesa do Consumidor, a concessionárias das barcas será notificada e tem um prazo de 15 dias para responder, sob o risco de multa de R$ 1 milhão.

Cidinha promete cruzada contra os abusos


Ao tomar posse nesta sexta-feira como titular da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, pasta criada nesta quinta-feira por decreto do governador Sérgio Cabral, Cidinha Campos vai iniciar uma cruzada para reprimir os abusos contra o consumidor carioca.
Em entrevista ao O DIA, jurou que água cortada dos mais necessitados, filas de banco intermináveis e mau funcionamento das bilheterias de transporte público estão com dias contados.


A seu favor, conta a experiência como presidenta da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para aplicar, no Executivo, o que antes só podia reivindicar no Judiciário. Cidinha quer se reunir com as concessionárias para estabelecer acordos e prazos para adequações.

"O Rio trata muito mal os consumidores. A mulher, quando precisa de um banheiro no supermercado, é mal atendida", disse.
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Um comentário:

  1. Eu sabia. Agora o cacete vai comer solto e a cambada que se cuide. Cidinha é o "bicho" em forma de gente. Não dá mole e parte pra cima. Me amarro nela, porque é de cara limpa.

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