quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Janira, às vésperas de depor na Corregedoria da Alerj, pede licença. Corajosa, hein!


Deputada Janira Rocha pede licença médica à Alerj



RIO — Investigada por quebra de decoro pela Corregedoria da Assembleia Legislativa (Alerj), a deputada Janira Rocha (PSOL) pediu licença médica na noite desta terça-feira. Ela ficará afastada por 30 dias, o que atrasará as investigações, já que o corregedor Comte Bittencourt (PPS) havia marcado o depoimento da deputada para 10 de outubro.
Ex-funcionários acusam Janira de empregar assessores fantasmas e reter parte dos salários de colaboradores, a chamada cotização. Em gravações, Janira já admitiu ter se beneficiado, nas eleições de 2010, de um esquema de caixa dois, com desvio de recursos do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social. As denúncias constam de um dossiê que ex-assessores tentaram, no mês passado, vender à secretária estadual de Defesa do Consumidor, Cidinha Campos, e de depoimentos à corregedoria. Algumas testemunhas, porém, alegaram desconhecer a cotização.

Janira, que é obesa, fez cirurgia bariátrica em julho. Ela disse estar passando mal. Como a licença é sem convocação de suplente, ela continuará recebendo. Os deputados podem se licenciar até 120 dias por ano e, se Janira renovar a licença, seu caso pode só ser analisado em 2014. Comte disse que o afastamento não significa impunidade.
O Conselho de Ética do PSOL se reúne no fim de semana em Belém para analisar as acusações contra Janira. Como ela tem direito de defesa, só haverá decisão quando a licença acabar.

Luiz Ernesto Magalhães
Publicado: 25/09/13 - 16h18 | Atualizado: 25/09/13 - 22h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário