quinta-feira, 13 de março de 2014

Varig, Varig, Varig!


A sentença definitiva do Supremo Tribunal Federal obrigando a União a indenizar a Varig é justa, mas tardia. Essa indenização vai pagar a dívida trabalhista dos empregados, aposentados e pensionistas que há mais de duas décadas lutam pelos seus direitos por causa da extinção da empresa aérea. Quantos morreram e ficaram pelo caminho antes dessa decisão?

A nossa justiça é lenta e desumana. Conheço vários comissários que passaram grandes necessidades nesses 20 anos. Espero que esse dinheiro saia logo, não seja motivo de discussão, tipo quem vai pagar a quem. O prejuízo com a falência da Varig foi do Brasil. Já vimos o dinheiro público socorrer muitos bancos, mas no caso da Varig havia outros interesses nunca declarados mas sabidos por todos. Queriam alavancar outras empresas. Conseguiram apenas botar no ar muitos aviões de diversas operadoras, todas só transportadoras de passageiros muitas vezes tratados como carga.

Infelizmente, o Brasil jamais voltará a ter uma empresa aérea do mesmo nível . A Varig era uma referência de qualidade produzida por nós. Era, no exterior, um símbolo do Brasil. Quem olhasse sua estrela, via um pedaço do nosso país. Cada agência da Varig no mundo era uma embaixada brasileira. Sinto até pena dos jovens passageiros que nunca voaram pela Varig. Ainda que paguem por isso, jamais serão passageiros de primeira classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário